Gestão e IA: estratégias para explorar tecnologias nas empresas

Confira as dicas separadas pela 3C Plus para otimizar o uso de IA para gestão nas empresas.


Em média, quatro negócios são extintos por minuto no Brasil, de acordo com o Mapa de Empresas do Governo Federal. No total, foram mais de 2,1 milhões de empresas fechadas em 2023. Por trás de muitas das causas, estão a dificuldade na gestão de dados, a improdutividade em tarefas corriqueiras e a falta de tecnologias e IA para suprir demandas essenciais de um time. Pensando nesse cenário, a 3C Plus separou algumas estratégias de negócio que funcionam em grandes empresas.

A 3C Plus é uma empresa de tecnologia referência em soluções all-in-one para gestão de comunicação e relacionamento com o cliente. Dito isto, vamos para as dicas.

O impacto da inteligência artificial no mundo dos negócios

Certamente, as IAs têm sido fundamentais para um mercado mais competitivo, destacando-se as operações que fazem um excelente uso delas.

Hoje, são reconhecidos como cases de sucesso os exemplos que exploram muito bem o uso de IA nas operações. Segundo uma pesquisa da Iron Mountain, a gestão e controle de dados tem sido um dos principais desafios das empresas. Numa amostra de 700 decisores na área de TI e dados, o estudo apontou que 93% deles já utilizam IA, mas mesmo com o uso amplo, muitas das empresas lutam contra os desafios relacionados com tecnologia, otimização de processo, gerenciamento, proteção e ativação de dados. 

Ou seja: mesmo com tecnologias em mãos, a falta de entendimento de como operá-las vira uma barreira.

Aí se cria a necessidade de mais um processo: o de interpretação e análise de cada dado gerado por cada um dos times. Sem a compilação deles, é muito difícil ter precisão sobre, o que acarreta no risco e na incerteza na hora da tomada de decisões. Sem dúvidas, essa é a principal realidade dos líderes no Brasil, e é por isso que daqui alguns segundos, enquanto você lê este texto, mais 4 empresas fecham as portas.

DICA 1: Uso de IA para análise de dados

Certamente, a IA pode prever tendências e padrões com base em grandes conjuntos de dados, permitindo que os gestores tomem decisões informadas e cada vez mais acertadas. Ao utilizar algoritmos de aprendizado de máquina, as empresas podem antecipar demandas do mercado, comportamento do cliente e até mesmo identificar potenciais problemas antes que ocorram, prevenindo muitos riscos.

DICA 2: Uso de IA para automação de processos

Inegavelmente, isso vai liberar muito tempo para que os gestores se concentrem em atividades mais estratégicas e que realmente importam. A IA pode gerenciar fluxos de trabalho, agendar reuniões, corrigir projetos, analisar documentos e muito mais, aumentando a eficiência operacional e reduzindo custos.

DICA 3: Personalização do contato com o cliente

Com a IA, as empresas podem oferecer experiências personalizadas aos clientes, desde recomendações de produtos até atendimento ao cliente. Algoritmos de IA podem analisar o comportamento do cliente em tempo real, fornecendo insights valiosos para criar ofertas e campanhas mais relevantes.

O Omnichannel da 3C Plus

A exemplo de todas essas dicas, a própria plataforma all-in-one da 3C Plus oferece diversos módulos dentro da solução, que são executados por meio de IA. Na prática, o Omnichannel da 3C+ é um dos que melhor coloca isso em prática. Ao ser usado com o WhatsApp, por exemplo, a solução é capaz de continuar a conversa em um atendimento ou, ainda, melhorar uma resposta escrita por um agente, corrigindo o texto e colocando-o no tom de voz pré-definido pela marca.

Insights IA

Sem dúvidas, em 10 anos de história, a 3C Plus foi a pioneira em desenvolver um discador automático que funciona em nuvem. Diante disso, é visto que a tecnologia sempre esteve presente na solução.

Em primeira mão, uma das ferramentas mais recentes da plataforma é o Insights IA, criado para análise de desempenho em operações, oferecendo uma visão detalhada em diversos níveis: empresa, campanha, agente e ligação. Entre as principais funcionalidades e benefícios, estão:

  1. Detalhes da ligação: informações específicas, incluindo notas, nome do agente e campanha;
  1. Resumo e áudio: descrição breve e reprodução da chamada para análise detalhada;
  1. Pontos de melhoria: feedback específico ao agente, baseado na chamada;
  1. Tomada de decisão baseada em dados: decisões informadas com base em métricas detalhadas;
  1. Identificação rápida de problemas: alertas para as áreas que precisam de atenção;
  1. Melhoria contínua: sugestões contínuas para melhorias e reconhecimento de boas práticas;
  1. Automação de processos: análise automática de chamadas, economizando tempo e recursos;
  1. Personalização e flexibilidade: ajuste de configurações conforme necessidades específicas.

Confira, abaixo, algumas das telas do novo produto:

Aquilo que o mercado precisa

Só para ilustrar, em conversa com o CEO da 3C Plus, Ney Pereira, ele apontou que a plataforma tem priorizado a navegabilidade facilitada e a excelência na experiência do usuário: 

“Aqui na 3C Plus, o conjunto de experiência que estamos pensando é totalmente voltada para comando de voz, tornando ela muito rápida e simples. O usuário tem todas as respostas dentro da plataforma mesmo, desde os relatórios que ele precisa em tempo real, até conversas e perguntas que podem ser feitas para a IA. Ela ainda é capaz de responder para ele qual é o comparativo de operação, como está o fluxo de trabalho agora, se está indo bem ou não, quais ações ele poderia adotar para melhorar o resultado dele, etc. Esse é o nível de experiência que estamos imaginando, e não vejo ninguém do mercado pensando nem próximo do que o que estamos fazendo aqui dentro”, destacou.

Contudo, esses são apenas alguns dos módulos da 3C Plus que utilizam IA para todas as fases de gestão, mas a boa performance é garantida desde o primeiro contato até o pós-venda do cliente 3C+ com o cliente final dele, com presença de IA em todos eles.

A fim de demonstrar como a solução all-in-one em nuvem pode ser extremamente relevante para gestores e desenhar estratégias para o mercado, a 3C Plus está promovendo o “Alô, Web!”, um webinar desenhado para a discussão de estratégias de negócio que funcionam em diversas empresas, abordando tecnologias do mercado, inovações e dicas.

O primeiro encontro já tem data e horário marcado: dia 26 de junho, a partir das 10h, no canal do Youtube da 3C Plus. A iniciativa surgiu também para fortalecer o novo posicionamento da marca, lançado em maio no aniversário de 10 anos da startup. Ney Pereira, que participará como host da primeira edição junto do CCO & CPO Alan Armstrong, estende o convite para o “Alô, Web!” aos leitores do Open Hub News. 

Caso você tenha interesse em participar e receber materiais exclusivos sobre o assunto, faça o seu cadastro gratuitamente clicando aqui e marque na sua agenda: é dia 26 de junho, às 10h.

Autor