Estratégias de Cobrança

Aqui vamos tratar de Estratégias de Cobrança !

Core de qualquer processo de recuperação de crédito, vamos explorar seu planejamento, a base de dados disponível para decisões, segmento de mercado originador, objetivo prioritário – cliente ou $$$, recursos para negociação, Digital / Tradicional, com ou sem uso de Agente humano, plataformas de gestão operacional e de resultados , canais envolvidos, oportunidades de uso de IA, analytics, investimento , ROI e evolução contínua.

Para quem não conhece a complexidade dos processos atuais de cobrança, mas, certamente, já leu por ai que no momento são mais de 71 milhões de brasileiros com algum atraso de pagamento (*).

Maior do que toda população de Argentina e Chile somados!

Podem então imaginar como estes credores estão buscando recuperar estes mais de R$340Bilhões (*)?

E o custo envolvido nesta difícil tarefa de trazer esse dinheiro de volta? Trazer estes consumidores para consumir novamente?

Vamos tratar de diferentes modelos de cobrança. Sim, porque não existe um só remédio para todos os tipos de doenças, e não existe uma fórmula mágica única de encontrar o devedor, motivar à negociação, entregar o meio de pagamento e efetivamente recuperar o crédito.

Então as estratégias de cobrança precisam considerar diferentes origens de dívida, produtos, com ou sem garantia, tempo de atraso, possibilidade de contato, interesse ou não do credor em manter o cliente devedor, terceirizar a cobrança ou não e quanto investir neste processo.

Para iniciantes nesta área ou especialistas, pretendemos contribuir com informações relevantes para evolução do Processo de Recuperação de Crédito.

(*) https://bard.google.com/u/1/chat

Siga todas as informações do Open Hub News no Linkedin ou em nossa Newsletter.
  

Autor