Cinco desafios que a IA é capaz de solucionar na gestão de clientes dos provedores de crédito

De acordo com a Provenir, uso da tecnologia permite decisões de risco mais rápidas e inteligentes e, acima de tudo, personalizadas



São Paulo, maio de 2024: No mercado de crédito, assim como na maioria dos setores, com o aumento e evolução da concorrência, as expectativas dos consumidores se elevaram ao mesmo tempo em que sua retenção ficou mais trabalhosa. 

Pesquisa global realizada pela Provenir, especializada em tecnologia para tomada de decisão de risco de crédito, feita em parceria com a Pulse, mostrou que 42% das companhias consultadas pretendiam investir na melhora da experiência dos clientes ainda em 2022.

“O clima econômico atual tornou muito desafiador o processo de aquisição de novos clientes em meio a um cenário de explosão da oferta de serviços financeiros”, analisa Jose Luis Vargas, Vice-Presidente Executivo para a América Latina da Provenir.

De acordo com o executivo, conquistar novos consumidores tornou-se tão fundamental quanto reter os existentes. “Nesse contexto, a Inteligência Artificial despontou como ferramenta estratégica para melhorar a experiência e a jornada do usuário entre os provedores de crédito, sejam eles bancos tradicionais ou digitais, fintechs, varejistas e outras entidades”, pontua.

Segundo Vargas, utilizando tecnologia, dados e análises dos clientes, os provedores de crédito podem fornecer soluções financeiras personalizadas que atendam às necessidades, preferências e comportamentos individuais dos clientes. “Além disso, é possível prever com precisão possíveis inadimplências antes que elas aconteçam, usar modelos de risco avançados para identificar as melhores estratégias de apoio a clientes em dificuldades e fornecer produtos e serviços diversificados e personalizados, antecipando as necessidades dos consumidores”, completa o especialista.

Na visão da Provenir, os cinco principais desafios que a IA pode solucionar na gestão de clientes são:

Encontrar oportunidades adequadas de upsell e vendas cruzadas: ao gerenciar com eficácia renovações de empréstimos e de linhas de crédito, com ofertas direcionadas e personalizadas para os clientes certos, no momento certo, é possível avaliar e lançar novos produtos rapidamente, oferecendo mais e melhores ofertas aos consumidores.

Gerenciar e mitigar riscos proativamente: com uma visão completa de todo o processo, a tecnologia permite aumentar a receita, dando visibilidade a possíveis fatores que fariam com que os clientes se tornassem inadimplentes, além de possibilitar uma avaliação e melhora  contínua do desempenho do portfólio.

Otimizar estratégias de cobrança: por meio de aprendizado de máquina que aprimora e melhora a tomada de decisões, os provedores de crédito podem combinar dados qualitativos e quantitativos para abordar de forma inteligente os consumidores inadimplentes e também alertar aqueles que estão em vias de não conseguir honrar com seus compromissos financeiros, criando uma relação de confiança entre usuários e empresa. 

Analisar portfólios: a inteligência de negócios combinada a relatórios integrados permite analisar portfólios de produtos e carteira de clientes de maneira rápida e fácil.

Prevenir fraudes: o acesso a fontes de dados prontamente disponíveis somado à capacidade de orquestrar e integrar essas informações, criando e monitorando modelos de IA em todos os pontos do ciclo de vida dos clientes, possibilita uma prevenção otimizada de fraudes.

“Gerir e mitigar riscos para melhorar a retenção de clientes, reduzindo inadimplências e maximizando oportunidades de receita, é uma necessidade e não um diferencial para as instituições provedoras de crédito. Oferecer uma experiência superior aos usuários hoje passa necessariamente pelo emprego de tecnologia e decisões baseadas em IA”, conclui o Vice-Presidente Executivo para a América Latina da Provenir.

Supere os obstáculos da sua tomada de decisão de risco e impulsione a sua oferta de crédito! Converse com nossos especialistas.

www.provenir.com/pt-br/

Sobre a Provenir

A Provenir ajuda provedores de serviços financeiros, bancos e fintechs a desvendar o segredo para decisões de risco de crédito mais inteligentes.

A empresa reúne o poder de decisão, dados e IA para conduzir decisões imediatas. Essa oferta exclusiva oferece às organizações a capacidade de impulsionar a inovação na tomada de decisões em todo o ciclo de vida do cliente, efetivando melhorias na experiência do cliente, acesso a serviços financeiros, agilidade nos negócios e muito mais.

A Provenir trabalha com organizações de serviços financeiros disruptivos em mais de 50 países e processa mais de 4 bilhões de transações anualmente.

Siga todas as informações do Open Hub News no Linkedin ou em nossa Newsletter.
  

Siga todas as informações do Open Hub News no Linkedin ou em nossa Newsletter.
  

Autor