Propósito: o que isso significa para você?

Quando pensamos no significado da palavra PROPÓSITO, muitas pessoas remetem ao sentido espiritual ou religioso. Outras remetem a conexões com habilidades individuais herdadas. Há também aqueles que acreditam que PROPÓSITO é uma grande bobagem.

Há alguns anos quando comecei a prestar mais atenção em histórias de pessoas e empresas de sucesso, eu percebi que havia um ponto em comum naquelas histórias vencedoras. Quando os respectivos protagonistas eram questionados a explicar o “segredo do sucesso”, geralmente eles remetiam ao significado de algumas palavras que pareciam ter o mesmo significado, PROPÓSITO, MISSÃO, PAPEL, CAMINHO, ESSÊNCIA, DOM, FÉ, AMOR…

Aquelas narrativas me chamaram muita a atenção naquela época, pois eu imaginei que se eu conseguisse me aprofundar no assunto, e conseguisse desvendar a ligação daquelas palavras que nortearam a busca pelo ‘’sucesso’’ daquelas pessoas, eu poderia descobrir o meu caminho do “pote de outro no final do arco íris”.

Ao longo do tempo eu fui percebendo que no discurso daquelas pessoas, elas atribuíam o êxito de suas histórias a um forte alinhamento do que elas estavam construindo em suas vidas pessoais e profissionais, com aquelas referencias de palavras, como se fosse um “Deus” inquestionável, uma fé inabalável, um farol que guia os tripulantes de um navio em um mar de tormentas, independentemente de qualquer dificuldade que aparecesse ao longo de suas jornadas.

Hoje tenho a convicção que embora existam algumas histórias vencedoras, que podem ser explicadas como obras da sorte, como ganhar em um prêmio de loteria, não há caminho mais provável para a conquista de sucesso e felicidade, que não seja guia com nossa verdade interior, ou seja, um norteamento baseado naquilo que acreditamos e que une a nossa essência com as habilidades que estão gravadas em nosso DNA.

A busca pela descoberta de um propósito existencial não é missão fácil para a grande maioria das pessoas, pois requer um certo grau de autoconhecimento, reflexão, dedicação e em alguns casos de uma mentoria. Eu mesmo venho buscando delinear meu PROPÓSITO há anos, e com 41 anos de idade ainda não cheguei na minha versão final.

Siga todas as informações do Open Hub News no Linkedin ou em nossa Newsletter.
  

Autor