Como realizar treinamentos eficientes, desenvolvidos internamente ou com a contratação de terceira especializada

Quer ficar por dentro de todas as informações do Open Hub News? Acesse nosso Linkedin ou assine nossa Newsletter.


A área de recursos humanos, na maioria das empresas em nosso segmento, além de ser responsável pelas contratações é mantenedora do clima organizacional. Completando sua missão está difundir a cultura da instituição e desenvolver os profissionais através do mapeamento das necessidades individuais e dos times. Por isso, desenvolver treinamentos eficientes é fundamental, através deles é possível criar objetivos consistentes, dimensionar metas realistas e sobretudo cobrar altas performances dos funcionários.

Assim como no processo de recrutamento e seleção, a elaboração de treinamentos ou contratação de empresa especializada precisa ser criteriosa para que os profissionais recebam conteúdos que agregam valor a atividade que desempenham ao mesmo tempo que fortalecem as bases para um crescimento sustentável na organização.

O treinamento ideal a ser proporcionado aos colaboradores, de um modo geral, além de técnicas para a área de atuação é  fazer com que todos sintam que são peças fundamentais para a empresa. Independente da atividade que o profissional exerça, ele precisa ter o sentido de pertencimento, que é  valorizado pela organização e que seus conhecimentos, habilidades e atitudes estão alinhados aos propósitos e objetivos da empresa, mas também aos seus.  

Na prática, trago os passos abaixo para nortear a construção do treinamento ideal para seus colaboradores

1º Passo

Defina qual é o objetivo. Em linhas gerais podemos imaginar três objetivos básicos:

  • Treinamento de Produto
  • Treinamento Técnico
  • Treinamento Comportamental.

Comece então montando um Plano de Treinamento destacando o objetivo, exemplo, CAPACITAR OS NEGOCIADORES PARA ARGUMENTAR ELIMINANDO AS OBJEÇÕES DO DEVEDOR.

2º Passo

Defina o tempo que você tem disponível para fazer o treinamento antes de começar a organizar os assuntos. Feito isso, veja se é possível aplicar o treinamento de uma só vez ou em duas ou três sessões.

Exemplo – CARGA HORÁRIA: 4 HORAS em 4 SESSÕES DE 1 HORA

3º Passo

Crie seu Plano:

  • O tema “Treinamento de Técnicas Argumentativas” deverá ser dividido em TÓPICOS para facilitar sua visão da sequência do Treinamento
  • Além do Objetivo Geral do Treinamento, você precisa definir o OBJETIVO ESPECÍFICO de cada TÓPICO. Só assim você saberá por que está apresentado um conteúdo e que utilidade ele tem para o participante do treinamento. Isso serve também para você verificar se o material ou texto que você destina a esse tópico, de fato atende ao OBJETIVO ESPECÍFICO ou não.
  • Cada TÓPICO será trabalhado de uma forma ou MÉTODO. Você pode trabalhar um TÓPICO falando sobre o assunto, outro através de um exercício, etc. A variação no MÉTODO é fundamental para que o seu Treinamento não fique cansativo e possa ser proveitoso para quem participa dele.
  • Defina que RECURSOS você vai usar para abordar cada TÓPICO do Treinamento. Pode ser material impresso, textos de apoio, vídeos, dinâmicas e etc.
  • Se você definiu que tem 4 horas para fazer o Treinamento todo, precisa prever quanto tempo irá durar o trabalho com cada TÓPICO do programa.

4º Passo

  • Prossiga com a mesma sequência, acrescentado os TÓPICOS do Treinamento, definindo os OBJETIVOS ESPECÍFICOS, o MÉTODO e o TEMPO de cada um, até completar sua Carga Horária final.
  • Não se surpreenda se faltar ou sobrar um pouco de tempo. Se você nunca fez isso é normal que aconteça. Porém verifique se cada assunto que você vai acrescentando é DE FATO útil para o Treinamento. Atenção: Não ceda à tentação de colocar coisas que você acha “legais”, mas que não tem relação direta com o OBJETIVO GERAL do programa.Se faltar ou sobrar TEMPO, a sugestão é que você volte ao primeiro TÓPICO e verifique se não dimensionou mal o tempo de cada um.
  • Leve sempre em conta que o grupo de participantes precisa ter espaço para falar, expressar opiniões, fazer perguntas, etc. Isso precisa ser previsto nos tempos de cada parte do programa.

Atenção, ao contratar uma empresa especializada em treinamento saiba acompanhar esses passos de modo que você possa assegurar, conteúdo e execução, o formato ideal para seus colaboradores.

Excelente trabalho a todos!!!

Autor