Aprenda a liderar pessoas e não a chefiá-las

Quer ficar por dentro de todas as informações do Open Hub News? Acesse nosso Linkedin ou assine nossa Newsletter.


Liderar na era da inovação exige mais do que a atuação de um chefe tradicional. Em minhas mentorias e treinamentos, sempre enfatizo uma citação de John C. Maxwell: “Quem acha que lidera, mas não tem seguidores, está apenas passeando.” Líderes eficazes aprendem a manejar o poder inerente ao seu cargo e compreendem que a liderança está vinculada à capacidade de estabelecer objetivos comuns com seus
liderados. Eles percebem desde cedo que o poder formal de um cargo pode garantir obediência, mas o comprometimento precisa ser conquistado. Portanto, foque no engajamento da equipe e na inclusão de todos os membros.
As organizações buscam líderes que não pensam pelas pessoas, mas as ajudam a pensar, e que têm impulso e desejo de mudar e fazer o melhor. Esses líderes precisam acreditar em si mesmos e em suas causas, e não desejar apenas seguidores leais. Eles se esforçam arduamente para desenvolver cada membro de sua equipe, capacitando-os para assumirem a liderança quando necessário. “Liderar é comunicar às pessoas seu valor e seu potencial de forma tão clara que elas acabem por vê-los em si mesmas”. Stephen R. Covey – Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.
Para liderar, também é fundamental compreender que nem todas as pessoas se motivam com desafios constantes, mas a maioria delas sente-se estimulada quando são apresentados os significados desses desafios. Muitos líderes desmotivam suas equipes ao não as valorizar mesmo diante de esforços máximos, levando verdadeiros talentos a deixar a empresa. A insatisfação com a liderança e ambientes de trabalho tóxicos levam muitos profissionais a pedirem demissão.
Os líderes com comportamento egocêntrico, agindo como se todos devessem trabalhar para eles, são igualmente catastróficos. Acreditam que podem usar e descartar as pessoas à vontade, o que contrasta com o líder ideal, que busca auxiliar os profissionais a alcançarem sucesso e qualificação. O contrário, líder efetivo ajuda seus colaboradores a melhorarem suas deficiências, sensibiliza-os sobre a necessidade de mudanças e reconhece problemas estruturais que precisam ser corrigidos.
Lembre-se, ter uma liderança eficaz significa realizar as tarefas ao mesmo tempo em que se estabelecem relações. Coloque as pessoas em primeiro plano pois elas realizam as tarefas. Saiba que não há um estilo de liderança ideal ou mesmo que funcione para todos os profissionais ou gerações. Tenha atitude, fortaleça as relações e mão na massa, porque o importante é conhecer as características individuais ou do grupo liderado para escolher o estilo mais adequado a cada momento.
Excelente trabalho!

Autor