O que a cobrança nos reserva em 2024?
Venho vivenciando o mundo da cobrança de dívidas desde 1993, minha primeira experiência na área de risco. Desde então, se passaram 30 anos e vi uma completa revolução no mercado. Difícil descrever um período mais ou menos tenso ou agitado, mas, sem dúvida, o período da pandemia trouxe realidades totalmente diversas. Da primeira ideia que logo ao início da pandemia a inadimplência explodiria. Da queda a níveis nunca conhecidas no decorrer de 2020. Da estabilidade dos indicadores em 2021, do incômodo crescimento a partir do segundo trimestre de 2022 e chegando ao retorno dos patamares anteriores ao segundo semestre de 2023. Foram muitas as emoções e, a cada ano, novas tecnologias e tendências foram descobertas. Novas tendências surgiram.
O Digital que já vinha em crescente na cobrança, ganhou ainda mais força no decorrer da pandemia e hoje não é mais diferencial e, sim, obrigação de qualquer operação que se diga completa.
E com base nas tendências recentes e em todos movimentos de evolução geral da indústria de cobrança, trago aqui algumas tendências que vão surgir ou se fortalecer no decorrer do próximo ano.
O cliente inadimplente mais emponderado
O Desenrola, programa do governo federal, trouxe de uma outra forma a visão da inadimplência para o publico em geral. O programa mostrou que a inadimplência não é apenas um fenômeno que o cidadão deve conhecer e se lamentar. Criou-se a visão da possibilidade de negociação das dívidas e o inadimplente percebeu que pode buscar o credor e buscar a negociação de suas pendências. Em 2024 sem dúvida veremos mais o inadimplente procurando solucionar suas dívidas.
Inteligência Artificial (IA):
Neste ano usei muito a IA no meu dia a dia. Quem me segue no Tabelando com o Tambellini no Youtube deve ter visto os “Tabelando com o Chat GPT” que fiz. É inacreditável o potencial da IA desde criar um roteiro de cobrança até fazer uma segmentação de base sugerindo uma estratégia. E ainda vivemos apenas o começo. A IA continuará a desempenhar um papel crucial na otimização de estratégias de cobrança, com algoritmos mais avançados para previsão de comportamento de pagamento e personalização de abordagens.
Experiência do Cliente Aprimorada e a tal cobrança humanizada:
Cada vez mais as empresas dedicaram foco para que a experiência do cliente seja cada vez maior. Na cobrança não poderá ser diferente e o foco na tal cobrança humanizada será cada vez maior, seja com interfaces mais amigáveis, comunicação personalizada e opções flexíveis de pagamento.
Automação Robótica de Processos:
Cada vez mais a pressão por fazer mais com menos custo, baterá a nossas portas. A exigência pela automação robótica de processos será cada vez mais adotada para realizar tarefas repetitivas, aumentando a eficiência operacional e reduzindo erros. Vale lembrar sempre que as operações humanas continuarão existindo, porém elas devem trazer o que elas tem de melhor, o lado humano de fato.
Canais de Comunicação Multifacetados:
Ter apenas múltiplos canais definitivamente vai sair de moda. A expansão de canais de comunicação omnichannel para oferecer aos devedores opções variadas, incluindo redes sociais, mensagens instantâneas e chatbots devem ser amplamente explorados em 2024.
Pagamentos Instantâneos:
O PIX revolucionou o mercado de pagamentos brasileiro e a adoção de mais soluções de pagamentos instantâneos para proporcionar aos devedores opções de pagamento mais rápidas e eficientes será a tendência para o próximo ano.
Análise Preditiva Avançada e Personalização Baseada em Dados:
Desenvolvimento e aplicação de técnicas analíticas mais avançadas para prever comportamentos de pagamento e identificar padrões de inadimplência. Com o uso maior ainda do open banking e do open finance cada vez mais usaremos informações para encontrar condições de melhores ofertas de negociações.
Veremos ainda a utilização mais avançada de dados para personalizar estratégias de cobrança, levando em consideração o comportamento histórico e as preferências individuais dos devedores.
Estas são apenas algumas previsões gerais e as tendências específicas que podem surgir à medida que novas tecnologias são desenvolvidas e as condições do mercado evoluem.
Vamos acompanhar e ver o que o mercado nos traz de melhor.
Importante ainda lembrarmos sempre:
Por mais que novas e atrativas que sejam as novidades, devemos sempre garantir que continuamos a fazer bem-feito o tradicional! O básico! O famoso arroz com feijão. Nenhuma nova tecnologia substitui de forma imediato aquelas atividades do dia a dia que são as essenciais para continuarmos tendo saúde em nosso negócio.
Feliz 2024 pra todos nós!!!
Quer ficar por dentro de todas as informações do Open Hub News? Acesse nosso Linkedin ou assine nossa Newsletter.