A “poltrona” do Líder

Li recentemente que até em poltronas confortáveis é necessário modificar a posição após algum tempo sentada, quero dizer, que até em situação de aparente conforto é necessário promover mudanças para se estabelecer uma nova acomodação.

Com a liderança acontece o mesmo, pode até parecer que tudo está confortável, mas a verdade é que sempre será preciso uma nova perspectiva, um movimento e depois mais outro movimento, e isso sugere transformação permanente. Todo líder precisa estar atento para não ficar para trás, seja nas relações humana ou nos avanços tecnológicos.

Caracterizado erroneamente como “zona de conforto”, essa acomodação representa o estado de aparente controle e segurança, quando na verdade aprisiona e imobiliza a ascensão profissional do(a) líder, ou mesmo, o que tira a amplitude dos reais propósitos da liderança. Em outras palavras de confortável não tem nada, é um estado perigoso de cegueira, letargia e estagnação do desenvolvimento profissional, da carreira.

Lider; analisar, construir e mudar para uma nova posição (perspectiva) é fundamental porque cenários também se modificam e, uma nova acomodação precisa acontecer. O que talvez seja difícil de perceber são as constâncias dos “incômodos” porque estes, deveriam ocorrer em intervalos cada vez mais curtos, colaborando com o seu processo evolutivo de desenvolvimento.

Fique atento porque não são raras as inovações e soluções que necessitam da sua análise e agilidade caso não queira ficar para trás no mercado. Agir de maneira proativa garante o seu perfilamento positivo, ou seja, quanto você como profissional está atento e mobilizado as transformações do mercado. Você, líder, é o responsável pelo funcionamento da máquina toda, por apertar os parafusos certos, por acertar todos os pontos dessa grande e complexa engrenagem e é quem sempre será responsabilizado pelos resultados, pelos erros, mas também pelos acertos. O responsável pela nova acomodação “na poltrona”, da sua empresa.

Aproveite o agora. Perceba que o “novo” sempre tem a prerrogativa de gerar o desconforto.  Assim, para conseguir novamente o “conforto” é necessário mudança, transformação. Então transforme-se. Sim, quero dizer aproveite o agora e se movimente em sua “poltrona”. Saia dessa “zona confortável”, descubra o caminho certo, propósito e objetivos reais da sua liderança, haja agora.

Deixo uma reflexão: Trabalhos e empregos são muitos no mercado, mas sua carreira é só sua. Você é líder não por acaso. Não se sabote. Lance um novo olhar sobre seu desenvolvimento. Faça uma profunda revisão da sua carreira. Reveja suas atitudes. Não espere mais para mudar o que precisa ser mudado. Lembre-se, tempos diferentes exigem posturas diferentes. Mexa-se já.

Abraços e sucesso.

Siga todas as informações do Open Hub News no Linkedin ou em nossa Newsletter.
  

Autor