TRC Taborda Adota Inteligência Artificial para Ampliar Resultados e Reduzir Inadimplência na Recuperação de Crédito


A inteligência artificial (IA) está transformando profundamente o setor de recuperação de crédito, oferecendo novas ferramentas para otimizar cobranças, aumentar a eficiência operacional e melhorar a experiência dos clientes inadimplentes.

Empresas do segmento têm adotado soluções baseadas em algoritmos de machine learning e automação inteligente para analisar grandes volumes de dados, prever comportamentos de pagamento e traçar estratégias personalizadas de negociação. Com isso, tem sido possível elevar significativamente as taxas de recuperação de crédito, ao mesmo tempo em que se reduz o custo por contato e o desgaste nas abordagens tradicionais.

“Entre as inovações em destaque estão os chatbots inteligentes para negociações automatizadas, o uso de IA para determinar os melhores horários e canais de abordagem, além da personalização da linguagem utilizada nas comunicações com os clientes inadimplentes. Após adotar tais medidas, algumas carteiras tiveram aumento de até 35% na conversão de acordos, em comparação com os métodos convencionais”, afirma Luciano Taborda, CEO da empresa.

“A tecnologia também vem permitindo que as equipes de cobrança trabalhem de forma mais estratégica, com dashboards em tempo real, insights preditivos e segmentações que tornam a operação mais eficiente e menos invasiva. O resultado é um ambiente de cobrança mais equilibrado, com maior taxa de recuperação e menor índice de conflitos”, destaca Fabio Sayão, COO da TRC Taborda.

O uso da IA no setor tende a crescer ainda mais nos próximos anos, com a integração de soluções generativas, análise preditiva e automatização de processos jurídicos e extrajudiciais.

Com a digitalização do comportamento do consumidor e o aumento do uso de canais digitais, a TRC Taborda Recuperação de Crédito se reposiciona como um importante polo de inovação e tecnologia para o mercado de Cobrança.

Quer ficar por dentro de todas as informações do Open Hub News? Acesse nosso Linkedin ou assine nossa Newsletter.

Autor