Em primeiro lugar, ocupar um cargo de liderança tem um significado bastante particular então faça as perguntas-chave: QUERO SER LÍDER? QUERO TER RESPONSABILIDADES DE LÍDER?
A questão aqui é ter a clareza que as instituições esperam que seus líderes tenham capacidade de tomar decisões e estas por sua vez, cada vez mais arrojadas. Esse é um ponto determinante para o sucesso ou fracasso da sua liderança, por isso, esteja atento ao que o mercado tem a oferecer sobre treinamentos para sua formação sobretudo referente a habilidade para a tomada de decisões.
Abaixo, preparei 6 dicas que vão auxiliar você nessa jornada. Siga com atenção e esteja pronto quando a demanda aparecer.
1. Entenda qual é o problema a ser resolvido
A tomada de decisão costuma estar relacionada a um problema, necessidade ou outra questão estratégica, em geral relacionada aos objetivos da instituição. Descobrir qual é a questão e conhecer as suas causas são os primeiros passos para tomar a melhor decisão.
2. Saiba como a questão é tratada atualmente
Evite que decisões erradas que foram tomadas no passado acabem sendo repetidas. Depois de entender qual é o problema e pelo que é causado, é importante olhar para dentro da instituição e entender o que está sendo feito em relação a ele.
3. Tenha dados relevantes
Organizados e contextualizados, dados podem se tornar informação, que, por sua vez, é indispensável para que se tome boas decisões. Eles permitem tomar decisões mais acertadas e antecipar-se aos acontecimentos. Sem dados, não é possível saber o que de fato está indo bem ou não
4. Liste as possíveis soluções
Coloque-as em ordem de prioridade. Escolha a melhor opção e monitore os resultados
Em seguida, é hora da tomada de decisão. Depois de entender o problema, coletar dados e listar soluções, você tem em mãos o necessário para fazer a escolha.
5. Avaliar os impactos da decisão
Monitore os indicadores. Se os objetivos não forem alcançados, pode ser a hora de começar o processo outra vez.
6. Tome decisões alinhadas aos objetivos de negócio
Para tomar decisões leve em conta a missão, visão e valores da empresa, pois as metas e objetivos podem mudar com o tempo, mas esses atributos são mais estáveis.
Lembre-se que uma forma virtuosa de exercer liderança é quando moldamos nossas ações no sentido de construir um legado positivo. Ao meu entendimento esse é um dos principais pilares da liderança porque busca a melhoria continuada no desempenho profissional. Portanto, busque seu desenvolvimento como líder e tome decisões coerentes porque uma decisão tomada no calor do momento, e pouco ou nada baseada em informações, tem grandes chances de repercutir de forma negativa.
Excelente trabalho!!!