
São Paulo, novembro de 2025 — A Provenir, líder global em soluções de decisão orientadas por inteligência artificial, está consolidando seu crescimento na região das Américas, que integra as operações da América do Norte e IberoAmérica (México + América Latina e Caribe, Brasil e Península Ibérica). A empresa tem apresentado resultados expressivos, impulsionados por inovações tecnológicas e pela busca constante por eficiência e valor agregado para os clientes.
Nos últimos três anos, a região Iberoamérica apresentou um crescimento médio de 221% ao ano, refletindo a capacidade da empresa de oferecer soluções avançadas e adaptadas às necessidades do mercado local. Esse crescimento se deve à combinação do uso de tecnologia moderna baseada em nuvem com atualizações constantes, à aplicação de inteligência artificial e ao posicionamento estratégico da companhia. “Estamos transferindo boas práticas do mercado norte-americano para acelerar a maturidade e a eficiência das operações em toda a região”, destacou Jose Luis Vargas Favero, Vice-Presidente Executivo e Gerente Geral da Provenir Américas.
Atualmente, a Provenir atende a mais de 160 clientes globalmente, distribuídos entre grandes bancos, fintechs, varejistas e empresas de telecomunicações. A região liderada por Vargas, que inclui América do Norte, América Latina e a Península Ibérica, representa cerca de 66% da receita global da companhia. Especificamente, a região ibero-americana, em apenas três anos e meio, passou a responder por aproximadamente 18% da receita total da empresa.
Tecnologia, inovação e maturidade
A Provenir atribui seu sucesso a uma combinação de fatores como a atuação e dedicação da equipe, soluções tecnológicas inovadoras e a habilidade de se antecipar às tendências do mercado. “Nosso diferencial está em oferecer aos clientes maior eficiência operacional e melhores resultados em seus portfólios de crédito, já que dedicamos 27% do nosso faturamento em P&D”, explica Vargas.
Apesar disso, o executivo aponta que, com exceção do Brasil, muitos países da região ainda enfrentam desafios relacionados à baixa maturidade tecnológica, o que exige maior educação de mercado e preparo interno das instituições para adotar soluções modernas de forma eficaz. Na opinião do executivo, “o Brasil é o mercado mais maduro da região em termos de adoção de tecnologia e inovação, inclusive na aplicação de inteligência artificial”.
No mercado de crédito, o Brasil também se destaca. Enquanto países como México e Peru ainda têm taxas de acesso ao crédito abaixo de 40%, o Brasil já alcança cerca de 50%, ficando atrás apenas do Chile na região. Esse cenário favorável, aliado à estrutura da equipe local e ao reconhecimento da marca, posiciona o Brasil como um dos mercados mais promissores para a Provenir.
Atualmente, o país está entre os dois maiores mercados da região, ao lado do México, em número de clientes atendidos. “Estamos confiantes de que o Brasil seguirá apresentando desenvolvimento acelerado, com potencial para manter taxas de crescimento de dois dígitos nos próximos anos”, afirma Patricia Matheus, Country Manager da Provenir.
Sobre a Provenir
A Provenir ajuda provedores de serviços financeiros, bancos e fintechs a desvendar o segredo para uma tomada de decisão mais inteligente sobre risco de crédito. A plataforma orientada por IA da Provenir reúne o poder da tomada de decisão, dados e inteligência de decisão para conduzir decisões assertivas. Esta oferta exclusiva dá às organizações a capacidade de impulsionar a inovação na tomada de decisão em todo o ciclo de vida do cliente, efetivando melhorias na experiência do cliente, prevenção de fraude, acesso a serviços financeiros, agilidade empresarial e muito mais. Trabalhamos com organizações de serviços financeiros disruptivas em mais de 60 países e processamos mais de 4 bilhões de transações anualmente.
Informações à Imprensa:
Capital Informação
+55 11 3926.9517 | +55 11 3926.9518
Estela Silva – estela@capitalinformacao.com.br
Ivania Monfort – ivania@capitalinformacao.com.br
Quer ficar por dentro de todas as informações do Open Hub News? Acesse nosso Linkedin ou assine nossa Newsletter.

