Seguro Prestamista, integrado na jornada do cliente, é um instrumento estratégico para fomentar o crédito 


Essa modalidade de proteção financeira, que assegura o pagamento total ou parcial da dívida do cliente em situações como desemprego involuntário, invalidez ou falecimento, contribui significativamente para reduzir os índices de inadimplência e sustentar a estabilidade financeira das empresas.

É também uma segurança adicional que permite às empresas concederem mais crédito com maior confiança a um número crescente de brasileiros. No segmento de instituições financeiras, em 2024, as concessões de crédito para famílias aumentaram 12,9% e alcançaram R$ 2,2 trilhões. Esse saldo superou o crescimento de 8,4% verificado no ano anterior, conforme dados do Banco Central. Para este ano, a autoridade financeira projeta uma alta de 9,3%.

“Para o consumidor, a contratação de um Seguro Prestamista representa uma segurança financeira fundamental ao assumir dívidas. É um serviço que protege o crédito de quem faz um financiamento ou empréstimo”, afirma Daniel Brandão, Diretor Comercial da Assurant no Brasil.

De acordo com o executivo, a Assurant possui atualmente mais de 80 parceiros no Brasil e comercializam seus produtos e serviços para os seus clientes. A proteção financeira destaca-se nas redes de varejo (físico e online), marketplaces, empresas de energia renovável, montadoras, bancos e instituições financeiras.

Proteção financeira na jornada do cliente

A crescente procura por Seguro Prestamista no país reflete uma mudança de comportamento e uma maior conscientização dos consumidores. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), as contratações de prestamistas aumentaram 41,4% em 2024 na comparação com 2023. No primeiro trimestre de 2025, o crescimento foi de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior, consolidando essa tendência.

“Ao apresentar o Seguro Prestamista como parte da solução financeira, as empresas não apenas protegem a sua saúde financeira, mas também oferecem ao consumidor tranquilidade e segurança. Esse posicionamento estratégico pavimenta caminhos para um mercado de crédito mais robusto, acessível e resiliente no Brasil”, diz Brandão.

Quer ficar por dentro de todas as informações do Open Hub News? Acesse nosso Linkedin ou assine nossa Newsletter.

Autor