Quod transforma o cenário da recuperação de crédito no Brasil com inteligência de dados

Tecnologia permite abordagens mais assertivas, otimizando operações e tornando-as mais personalizadas e eficientes


O universo da recuperação de crédito está observando mudanças substanciais com o advento da tecnologia. Nesse cenário, a Quod, datatech que transforma dados em inteligência para a tomada de decisões, está transformando o setor com suas soluções, aplicando Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning para prever comportamentos de inadimplência e tornar a comunicação mais assertiva e eficaz. Tudo isso, enquanto facilita o monitoramento – com o acompanhamento em tempo real do status de dívidas e a otimização dos processos – e auxilia as empresas a manterem a principalidade, essencial em um mercado mais competitivo.

Como explica Danilo Coelho, Diretor de Produtos, Dados e Novos Negócios da Quod:

“Para maximizar as chances de sucesso na jornada de recuperação de um crédito inadimplente, é preciso buscar excelência em pelo menos 3 quesitos: hiperpersonalização, tempestividade e forma de contato. Quando digo hiperpersonalização, me refiro não só a entender quem é o cliente e ter uma comunicação personalizada, mas, também, entender em qual momento de vida esse cliente se encontra. Isso porque, conseguir contato com cliente, no momento certo, no canal certo, mostrando empatia na comunicação e flexibilidade de negociação, são fundamentais para eficácia da estratégia. Um humano negociando até pode ser bom em tudo isso, mas só através de inteligência de dados é possível alcançar excelência em escala – com eficiência operacional. As boas experiências geradas na jornada de recuperação de crédito, que geralmente é um momento de vida delicado para o cliente, auxiliam na manutenção da principalidade, fator importantíssimo para rentabilização de qualquer negócio.”

Uma pesquisa realizada pela IBM mostrou que 78% das instituições financeiras já possuem projetos de inteligência artificial no aceleramento de operações e no relacionamento com clientes. Nesse cenário, a especialista explica que as áreas de recuperação de crédito não são uma exceção e o investimento indica uma tendência essencial na competição pela principalidade. Assim, o setor se tornará cada vez mais automatizado, com um uso intensivo de inteligência artificial prevendo uma personalização massiva com base em análises preditivas. Com isso, chatbots e assistentes virtuais devem se tornar cada vez mais comuns na interação com clientes, enquanto plataformas de pagamento digital continuarão a evoluir, tornando-se mais seguras e eficientes.

É por isso, que atenta às demandas do mercado, a Quod tem soluções inovadoras para alavancar a recuperação de crédito,  melhorando a eficiência e ainda aprimorando a experiência do cliente. Entre as produtos da datatech estão: o “Acionamento Cobrança”, para o envio de comunicações personalizadas à devedores ativos, “Best Time To Call [Indicador Momento de Contato]”, que maximiza a recuperação de crédito em atraso, aumentando a tempestividade e a recuperação, “Enriquecimento de Contato”, que oferece atualizações recorrentes dos dados por meio do cadastro positivo e bases da própria datatech e o “Collection Score [Score de cobrança]”, que realiza análises aprofundadas a partir de algoritmos inteligentes para maximizar os resultados de recuperação.

Sobre a Quod:    

A Quod é uma datatech que oferece soluções que transformam dados em inteligência para qualificar tomadas de decisão e alavancar negócios. Possui em seu quadro de acionistas, nomes de peso do mercado financeiro, trazendo solidez e segurança. Através de um portfólio de crédito, antifraude e cobrança utilizam sua expertise multimercado para gerar vantagens competitivas aos seus clientes.  Acesse o site da Quod e saiba mais!  


Autor