10 direções para a cobrança digital e Omnicanalidade em 2024

Quais as principais tendências na cobrança digital?

A pandemia da COVID19 teve um grande impacto negativo sobre o planeta, por outro lado os efeitos de transformação que ocorreram a partir deste evento foram imensas. A evolução da tecnologia e principalmente, a evolução do digital.

A Cobrança já vinha desde o início da década de 2000, com a expansão dos dispositivos móveis facilitando o acesso e a comunicação instantânea com os credores. O SMS foi a primeira ferramenta que começou com custos muito mais acessíveis a substituir as cartas de cobrança e o envio de cartas com códigos de barras.

Sobrevivemos a pandemia e as operações são cada vez mais digitais. Não se transformaram integralmente, mas se integraram com o advento da Omnicanalidade que permite hoje compartilhar canais de acordo com a preferência ou necessidade dos clientes.

Mas o que vem pela frente? Fiz uma pesquisa em diversos canais especializados e ainda pelas melhores práticas que acompanho e cheguei a 10 direções que devem estar sendo aplicadas em 2024. Vamos lá:

1 – Mais Automatização e integração com a Inteligências Artificiais:

A IA foi algo que cresceu e já começa a ocupar seu espaço na cobrança. Sem dúvida teremos uma maior integração da IA para melhorar por exemplo scripts e a eficiência nas operações de cobrança, incluindo chatbots mais avançados e automação de processos.

2 – Hiperpersonalização das interações:

Implementação de estratégias de cobrança mais personalizadas e, utilizando dados analíticos e do open finance para determinar abordagens de acordo com o perfil e comportamento do devedor, inclusive direcionando melhores condições de ofertas e negociações.

3 – Finalmente maior uso das Redes Sociais:

O uso de redes sociais já existe, porém ainda de forma tímida. Sem dúvida veremos em 2024 a expansão da presença nas redes sociais para oferecer suporte e interagir com os devedores, tornando a cobrança mais acessível e transparente.

4 – Ainda mais Pagamentos Instantâneos:

O PIX representou 93% das transações bancárias feitas no primeiro semestre de 2023, segundo levantamento da Febraban. Em 2024 veremos mais ainda a adoção mais ampla de soluções de pagamentos instantâneos, proporcionando aos devedores opções de pagamento mais rápidas e convenientes.

5 – Ganhos em Segurança:

A digitalização ao mesmo tempo que traz benefícios traz junto a incidência de fraudes e muitos golpes. Inúmeros investimentos em tecnologias de segurança para proteger informações sensíveis durante as operações de cobrança e no processo de pagamentos e ainda na identificação do número do contato da cobrança.

6 – Experiência do Usuário Aprimorada:

Cada vez mais o conceito da omnicanalidade permitirá que o cliente seja cada vez mais o dono e o orquestrador da sua experiência junto as plataformas de cobrança digital, a omnicanalidade deixará de ser uma opção e passará ser uma necessidade.

7 – Analytics Preditiva e Análise de Sentimentos:

Também algo já iniciado em anos anteriores, porem de forma tímida, veremos a maior Utilização de análises preditivas para antecipar comportamentos de pagamento e análise de sentimentos para compreender as emoções dos devedores durante interações digitais.

8 – Colaboração com Fintechs:

As fintechs que nasceram o formato digitais, terão a colaboração com empresas de cobrança para aproveitar inovações tecnológicas emergentes e melhorar os processos de cobrança.

9 – A necessidade de aderir a novas regulamentações:

O ano de 2023 trouxe inúmeras novas regulamentações no sentido de garantir uma melhor qualidade nas interações entre o credor e o devedor. A atenção à conformidade regulatória em operações de cobrança digital deve ser ainda maior principalmente com a implementação de tecnologias que garantam a conformidade com normas de privacidade e segurança.

10 – Expansão da Omnicanalidade:

Como já reforçado acima, o crescimento na integração de diversos canais de comunicação para criar uma experiência verdadeiramente omnicanal, permitindo que os devedores escolham o canal de sua preferência para interações.

Todas os pontos acima, estão baseadas em tendências observadas recentemente e na direção geral das mudanças na indústria de cobrança.

Importante dizer que vivemos um momento de altas transformações e do surgimento de novas tendências que sem dúvida nenhuma trarão ainda mais novidades no mundo digital.

A única certeza é que a digitalização é um novo momento e somente crescerá nos próximos anos.

Siga todas as informações do Open Hub News no Linkedin ou em nossa Newsletter.
  

Autor