Apesar dos incentivos do poder público, o Brasil ainda tem mais de 70 milhões de inadimplentes, de acordo com um levantamento realizado pelo Serasa em julho. Este montante de negativados, somado aos que regularizaram as dívidas e têm um score baixo, justifica a negativa de sete em cada dez pedidos de financiamento de veículos.
Para mudar este panorama, a Carflip, fintech de assinatura de carros, oferece uma alternativa para reinserir o cliente negativado no círculo de crédito, ao oferecer a possibilidade de compra dos veículos a partir do sexto mês de assinatura.
“Os bancos muitas vezes recusam crédito para pessoas que têm uma renda digna e estável. Nossa oferta de carros de assinatura socialmente inclusivos resolve esse problema. Por meio de um serviço simples e flexível, as pessoas têm a chance de utilizar os veículos usados em troca de pagamentos mensais com opção de compra”, explica o CEO da startup, J. R. Caporal.
Como funciona
O consumidor entra no site da Carflip, escolhe o veículo de concessionárias credenciadas e envia a proposta de assinatura. O modelo de análise de crédito é próprio e mais flexível do que o utilizado nas instituições tradicionais, o que possibilita que, mesmo no caso de negativação, seja aprovado o contrato de locação.
Com o contrato aprovado, a startup compra o veículo e assume os encargos, como transferência de documentação e manutenção. O carro, então, é disponibilizado para o assinante.
A partir do sexto mês de assinatura, o cliente tem a opção de solicitar a compra do veículo que assinou e usar 25% dos valores pagos até então como cashback para a aquisição do automóvel. A Carflip apresentará as condições de financiamento do veículo diretamente ao assinante.